Mais da
metade dos usuários de WhatsApp no Brasil (53%) usariam o aplicativo de
mensagens para fazer pagamentos e transferências bancárias. Os dados são da
pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel no
Brasil, patrocinada pela Infobit. Segundo matéria da Mobile Time, essa
porcentagem representa aproximadamente 50 milhões de pessoas, cruzando com
dados do IBGE e da pesquisa TIC Domicílios e considerando apenas aqueles com 16
anos ou mais de idade.
“Dentro do
grupo que deseja a nova funcionalidade, 44% gostariam que o serviço de
pagamento via WhatsApp fosse feito a partir de uma conta bancária virtual
criada dentro do próprio app de mensageria. 37% optariam por associar ao
WhatsApp sua conta bancária atual. E 19% achariam melhor associar seu cartão de
crédito ao aplicativo.”
O
headofAmericas da Infobip, Yuri Fiaschi, avalia que esse desejo segue a
tendência do mercado oriental, onde as plataformas de mensageria se
transformaram em superaplicativos, que permitem fazer transferências bancárias
e solicitar uma refeição a um serviço de delivery. “É um mercado que ainda tem
muito espaço para crescer no Brasil, já que o WhatsApp começou a operar de
forma comercial recentemente,” assinala.
Usuários
querem se comunicar com marcas via aplicativos de mensagem
O
levantamento também revelou que a proporção de usuários ativos mensais dos
aplicativos de mensagens cresceu entre janeiro e julho deste ano em comparação
com a edição anterior da pesquisa. No WhatsApp, o índice de usuários que
conversam com marcas por meio do aplicativo cresceu de 55% para 63% no período.
Os concorrentes Facebook Messenger (de 51% para 57%) e Telegram (de 48% para
55%) também registraram incremento.
A
resistência do consumidor brasileiro em se comunicar com marcas por meio de
aplicativos de mensagem também diminuiu. No WhatsApp, subiu de 53% para 60% o
índice de usuários abertos a receber mensagens promocionais na plataforma. No
Facebook Messenger, o aumento foi de 46% para 53%; no Telegram, foi de 48% para
54%. “As principais finalidades de se comunicar com marcas via aplicativos de
mensagens são tirar dúvidas ou pedir informações, receber suporte técnico e
receber promoções,” informa a Infobit.
“Esse
levantamento reforça a mudança de comportamento do consumidor brasileiro em
relação à forma de se comunicar com as marcas, ainda mais agora que o WhatsApp
entrou no jogo de vez”, comenta Fiaschi.
Para a
pesquisa, foram entrevistados 1.984 brasileiros que acessam a internet e
possuem telefone celular. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
Fonte:
Mobile Time
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